sábado, 5 de maio de 2007

 

"Luzes, câmera, AÇÃO CINEMA"


"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o que, mas sei que o universo jamais começou. Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho. Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos - sou eu que escrevo o que estou escrevendo".

(LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Livraria José Olympio, 4. ed. pg 15.)

O cinema é uma arte que parte sempre de uma história, tenha ela acontecido ou não, seja ela real, ou mera imaginação de mentes fortes e férteis. E existe lugar com mais mentes férteis do que a publicidade? Os alunos de Comunicação Social da FURB acreditam que não, e é com muita criatividade e uma dose de espírito empreendedor que deram vida ao projeto Ação Cinema. O projeto para a produção de curta-metragens que teve início nas férias de 2006, conta hoje com dois filmes prontos: o "(In)feliz Aniversário" e o "Homem Solteiro Procura". Porém, “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão” não funciona mais hoje em dia como funcionava para Glauber Rocha e trupe.
Que não se enganem os desavisados: a produção cinematográfica não é como a produção de filmes publicitários - até porque, o cinema no Brasil não recebe nem metade da atenção e do incentivo ($!) que recebe a propaganda. é triste saber que a Lei de Incentivo à Cultura no nosso país não tenha, por exemplo, uma parcela exclusiva destinada à sétima arte. É por este motivo que fazer cinema por aqui continua sendo sinônimo de depositar, além de energia e dedicação, dinheiro do próprio bolso. Mas quem é apaixonado por cinema (e os apaixonados são muitos!) não desanima com esse empecilho. É só prestar atenção aos últimos filmes brasileiros para perceber que a produção cinematográfica nacional está em uma de suas melhores fases, com representantes de calibre tanto no Brasil quanto lá fora. E nem é preciso ser cinéfilo para ficar orgulhoso com essa ascendência do "cinema da casa".

A grosso modo, fazer cinema hoje é difícil, mas é uma arte, e exige paixão. Se passa por perrengues e se luta constantemente contra a falta de incentivo, mas mesmo assim, o gosto pela mágica que esse trabalho transmite prevalece e é fator determinante para a produção cinematográfica no país.

Comentários:
Clap Clap Clap, parabéns, Dona Claudia! A senhorita tem tato e sensibilidade com as palavras e com as coisas que lhe rodeiam.

Que vocês possam, mesmo dentro de todos os problemas e falta de apoio que existe de várias as partes, sejam elas acadêmicas ou governamentais, dar continuidade ao projeto, acreditando em algo que gostamos tudo parece ser mais fácil, não é?

Força pra todo o grupo.
;D
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
 

O que é?

O Ação Cinema é um projeto de produção de curta-metragens que visa, primeira e principalmente, a integração dos alunos e seu maior envolvimento com o mundo do cinema.
O Ação Cinema pretende representar um espaço para os alunos de Publicidade & Propaganda descobrirem o maravilhoso mundo do cinema, e também descobrirem-se como participantes desse mundo.

Em Foco

Com o apoio do laboratório de vídeo do curso e a disponibilidade de seus equipamentos, o projeto começou em junho de 2006, tendo aproximadamente 25 alunos participantes. O projeto tem hoje dois curta-metragens roteirizados, produzidos, editados e finalizados: o "(IN)feliz aniversário" e o "Homem solteiro procura". Os curtas foram inscritos no Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, o PUTZ.

Sites Úteis

FURB
Referencia 2

Arquivos

abril 2007   maio 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]